_________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 14 de março de 2012

Akira Yoshizawa


Olá queridos!!

Imagino que a essa altura do dia, todos já saibam que hoje o Mestre Akira Yoshizawa completaria 101 anos.  Mas eu não poderia de fazer aqui minha homenagem ao grande pai do origami moderno, falecido em 2005, exatamente no dia de seu aniversário, de complicações de uma pneumonia. Arrisco dizer que não há origamista que não tenha dobrado um de seus modelos - criou mais de 50.000. Algumas centenas foram publicados em seus mais de 18 livros. 

Em todas as redes sociais, sites, blogs só se fala em um assunto: o Doodle do Google! E está mesmo maravilhoso!!!!! Para quem ainda não viu, deixo aqui o vídeo:




O projeto foi realizado por outro artista que todos conhecemos: Robert Lang. Com a permissão e, principalmente, a bênção da Sra. Kiyo Yoshizawa, Lang dobrou as lindas borboletas de criação do Mestre Yoshizawa. Elas são minha paixão! Eu adoro esse modelo! E confesso: não me recordo como dobrar outra borboleta!!! rsrs

Sugiro que leiam o artigo que Robert Lang escreveu sobre o projeto clicando aqui. É muito interessante!

Dentre tudo que ele fez pelo origami - e não foi pouca coisa, a começar por seu reconhecimento como Arte - para mim o mais significativo foi com relação aos símbolos e diagramação, que permitiu a difusão do origami por todo o mundo. Eu penso que um bom diagrama não precisa de descrições dos passos. 


Ao Mestre com gratidão e carinho...






6 comentários:

Lidiane disse...

Que lindo Isa!
Adorei sua homenagem ao mestre...parabéns!!!

Danielle Castaldelli disse...

Lindoooooooo, com certeza o mestre deve estar muito feliz com tantas homenagens!!
Beijocas

Vera Silva disse...

Adorei.

Marise disse...

Linda homenagem!!
bjs

Sandra disse...

Isa, todos os origamistas do mundo hoje devem estar com o coração cheio! Foi uma surpresa tão grande quando abri o computador de manhã para trabalhar e apareceu esse doodle lindo!
Bjs

Carol disse...

Linda homenagem mesmo...
Parabéns!!
Bjs

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin